Hotel Palace Vidago

Vidago, Chaves

Função:

O Hotel Palace Vidago é um dos mais famosos hotéis históricos de luxo em Portugal. Em 1910, 100 anos após ser inaugurado foi alvo de extensa recuperação , de grande complexidade conservando o seu património arquitectónico adaptando-o às exigências de uma unidade hoteleira de referencia na categoria de 5 estrelas. Agregado ao edifício existente, nasce uma nova unidade com 2500m2 que constitui o Spa.

Os novos volumes são estruturas novas executadas com lajes e paredes em betão armado. O volume principal, pré-existente, é constituído por 6 pisos e tem a sua estrutura interior quase integralmente refeita mantendo as paredes de alvenaria longitudinais exteriores e transversais que delimitam os corpos. Na ala Sul, a presença da sala do restaurante, obrigou à adopção, nos pavimentos superiores, de estrutura com funcionamento fachada/fachada com vigas mistas com lajes de 15 cm e perfis HEB 300.

As estruturas das coberturas foram executadas em madeira, utilizando, parcialmente, as asnas existentes (parte superior) mas recorrendo a uma laje maciça no ultimo piso que constitui os tirantes das asnas e suporte de alguns dos equipamentos. Todas as paredes existentes foram pesquisadas e consolidadas para a progressão em profundidade abaixo das cotas de fundação e detecção de patologias relacionadas com assentamentos dos solos de fundaçãoque obrigaram a consolidações, em profundidade. Os procedimentos de demolição mantendo a integridade estrutural dos elementos a manter e a protecção de alguns dos revestimentos interiores.

artigo online

Arquitetura:
Localização: Vidago, Chaves
Função:
Cliente: VMPS, SA
Ano: 2010