Promise – Moradia Unifamiliar in Grândola

Grândola

Função:

Esta moradia unifamiliar, localizada em Grândola, nasce de uma encomenda de um cliente cuja visão consistia em criar uma estrutura capaz de provocar experiências. Trata-se de um projecto complexo, constituído por várias estruturas autónomas e independentes dispersas no terreno, permitindo quer em fase de projecto e execução testar alguns métodos e soluções técnicas diferenciadas; quer posteriormente, ao utilizador, experienciar de forma distinta, o tempo e o espaço na paisagem natural.

Destaca-se neste projecto a execução de vários tipos de betão aparente: nos volumes principais e pela face interior, um betão rosa e liso; exteriormente a execução de um betão de consistência baixa e compacidade irregular, aplicado por apiloamento em diversas camadas (betão taipa); noutros tipos de estruturas, foram adoptadas soluções com betão liso branco e texturas irregulares. 

Procurou-se evitar o recurso a sistemas mecânicos, tirando partido, quer através da espessura das paredes; quer dos volumes enterrados. 

Os isolamentos térmicos e impermeabilizações foram colocados numa “caixa” entre as duas superfícies interiores e exteriores de betão, permitindo facilitar os acessos para montagem e futura manutenção de caixilhos e respectivas infra-estruturas.

espaço de arquitetura

EuMies Award website

Arquitetura:
Localização: Grândola
Função:
Cliente: Particular
Ano: 2023